Gerenciar alertas no Windows Server nunca foi uma tarefa fácil, mesmo com visualizador de eventos a muita informação que aparece para o administrador do servidor, é aquele alerta critico que é mais essencial para o administrador,não parece com tanta facilidade, como prioridade no Visualizador de Eventos, a pessoa responsável pela verificação desses alertas, tem que ficar procurando no Visualizador de Eventos os alertas essenciais para ao funcionamento diário do servidor.
Com Windows Server Essentials 2012 R2 tudo fico mais fácil, para a pessoa responsável pelo gerenciamento do servidor. Windows Server Essentials monitora ativamente a cada computador que está conectado ao servidor e alerta o administrador problemas relacionados a integridade do sistema, incluindo atualizações essenciais, falta de proteção contra malware, definições de vírus desatualizadas nos computadores cliente e outras questões importantes que exigem ação. Esses problemas são exibidos como alertas no Visualizador de alertas, que pode ser iniciado no Painel do servidor ou barra inicial do computador cliente no Windows Server 2012 Essentials ou na guia Relatórios de integridade do Windows Server 2012 R2 Essentials. Por padrão, os alertas são atualizados a cada trinta minutos, mas você pode avaliar sua rede para alertas a qualquer momento, clicando em Atualizar no Visualizador de alertas ou no guia Relatórios de integridade.
Como Windows Server Essentials é possível personalizar o conteúdo do relatório que será gerado pelo servidor é até mesmoenviar relatórios por e-mail utilizando sua conta de e-mail, como G-Mail, Yahoo entre outros.
Há três observações a se fazer com relação ao Gerenciar a integridade do sistema no Windows Server Essentials:
·
No Windows Server 2012 R2 Essentials e no Windows Server 2012 R2 com a função Experiência do Windows Server Essentials instalada, os alertas de integridade do servidor e computadores cliente na rede não são mais exibidos no Visualizador de Alertas, mas na guia Relatórios de Integridade da página Início.

Windows Server 2012 Essentials: É possível baixar o suplemento Relatório de Integridade para Windows Server 2012 Essentials no Centro de Downloadda Microsoft.

Windows Server 2012 R2 Essentials: Por  padrão, o suplemento de relatório de integridade é integrado com o Windows Server 2012 R2 Essentials ou o Windows Server 2012 R2 com a função Experiência do Windows Server Essentials instalada, e os relatórios de integridade são exibidos na guia Relatórios de Integridade da página Início do Painel.

Maiores informações: https://technet.microsoft.com/pt-br/library/jj713532(v=ws.11).aspx

Vamos ver no vídeo como e fácil fazer a configuração desse alerta no Windows Server Essentials 2012 R2.

Vídeo: