Olá pessoal!

Hoje vamos falar de um recurso bastante útil para uma empresa, a VPN (Virtual private network) estender a sua rede LAN (acrônimo de local area network), mais conhecida como rede local, para outro local remoto, como isso sua empresa pode acessar qualquer informação em qualquer local.

A VPN estende sua rede LAN da sua empresa para qualquer local aonde haja internet, através de um tunelamento criptografado entre sua rede lá é o cliente da VPN.
A imagem abaixo demonstra melhor este conceito:


O Acesso em qualquer lugar do Windows Server 2012 R2 Essentials, além da VPN,  também oferece uma nova gama de serviço que é também o acesso via WEB.
De qualquer navegador você pode ter acesso aos arquivos da sua empresa e também acesso remoto ao seus computadores, o famoso RDP (Remote Desktop Protocol).

O Remote Desktop Protocol (ou somente RDP) é um protocolo multicanal que permite que um usuário se conecte a um computador rodando o Microsoft Terminal Services. Existem clientes para a maioria das versões do
Windows, e outros sistemas operacionais como o Linux. O servidor escuta por padrão a porta TCP 3389.

O Acesso via WEB do Windows Server Essentials 2012 R2, você pode fazer upload de arquivos direto para seu file service, baixar arquivos é até mesmo resetar senha do usuário do Active Directory do domínio da sua empresa.
Só a três requisitos necessário para configurar o Acesso em Qualquer local Windows Server  2012 R2 Essentials, você deve possuir uns dos sistemas que estão classificados para ingressar no  domínio Windows Server 2012 R2 Essentials utilizando o Conector.

Para maiores informações acesse: https://technet.microsoft.com/library/jj713510.aspx

Possuir uma conta de e-mail da Microsoft.

Para criar uma conta de e-mail da Microsoft acesse:
Outro requisito é com relação ao Roteador. Durante esta etapa, o Windows Server 2012 R2 Essentials tenta configurar automaticamente seu roteador usando comandos UPnP. Para isso, seu roteador deve oferecer suporte aos padrões UPnP e a configuração de UPnP deve estar habilitada no roteador.
Caso o roteador não seja configurado pelo assistente de configuração de nome de domínio, encaminhe manualmente a porta 443. Para obter informações sobre como configurar encaminhamento de porta no roteador.
Ao iniciar o Assistente de Acesso em Qualquer Local, vamos escolher também habilitar a VPN para isso na página Escolher os recursos do Acesso em Qualquer Local a habilitar, marque a caixa de seleção Rede Virtual Privada, no vídeo demonstro de forma mais clara aonde marca está opção. Então vamos ao vídeo aonde demostro de forma clara e objetiva como configurar este recurso tão bacana é essencial hoje em dia em qualquer empresa. 

Vídeo: