Olá pessoal, como o foco de meu site é compartilhar recursos para aumento da produtividade diária. Hoje, vamos falar de uma ferramenta bastante útil, principalmente para o profissional de TI, que é o acesso remoto. Apenas uma empresa domina o mercado de ferramentas de acesso remoto, o famoso Teamviewer que é o mais utilizado atualmente, porém seu preço de licenciamento é bastante alto o que é inviável para pequenas empresas. Em contrapartida, existem vários programas de acesso remoto, Open Source, mas sinceramente, são horríveis é bastante lento. A Microsoft sempre teve o seu programa de acesso remoto, o Assistência Remota, mas poucas pessoas sabem que este programa é nativo do Windows. Este foi introduzido no Windows XP, e a cada versão do Windows lançada o produto ganha novas funcionalidades.  A versão para Windows XP já possuía bastante recurso, como chat, em seguida no Windows Vista já era possível enviar diretamente o convite por e-mail. Nada mais natural que essa ferramenta no Windows 10 ganhasse também novos recursos.

Assistência Remota do Windows XP.
Assistência Remota do Windows XP.
Assistência Remota no Windows 7.
 
Nas últimas builds, como a 14383 do Windows 10, já possuem o aplicativo Quick Assist (Assistência rápida). Ele é bastante simples de utilizar, será necessário:
Entrar como uma conta de e-mail Microsoft (como Outlook.com, MSN.com, etc)
Após abrir o programa temos duas opções:
  • Get assistance (obter assistência)
  • Give assistance (dar assistência)

Em “Get assistance” (obter assistência), permite alguém da sua confiança para ajudá-lo, assumindo o controle de seu computador. Já com o “Give assistance” (dar assistência), ajuda outra pessoa em uma conexão remota. Lembrando que estamos em uma versão previewer, provavelmente será traduzido para o português do Brasil.
O “Quick Assist” (Assistência rápida) possui os seguintes recursos: reiniciar o computador remotamente, fazer anotações na tela, ajuste a tela, abrir o “Gerenciador de Tarefas”, pausar o acesso ao computador e reconectar sem a necessidade de um novo código. Para isso basta manter o programa e a janela do computador que estava sendo acessado remotamente abertos.
Um recurso de segurança e privacidade está em pausar o acesso remoto do computador, somente o usuário que está no computador acessado pode retornar o acesso. Isto é ideal naqueles casos em que o usuário precisa de privacidade para ler alguma informação na tela do computador, sem que outra pessoa tenha acesso.
Ao clicar no botão “Restart” (reiniciar o computador remotamente), o programa Quick Assist (Assistência rápida) fica aguardando o computador carregar a tela de login do Windows, então o programa carrega novamente e será solicitado a permissão de acesso ao computador novamente.
Consegui localizar um bug, onde não consigo escrever anotações na tela então o programa trava e depois volta a funcionar. Provavelmente este problema será corrigido na versão final do Windows 10 Anniversary Update, já reportei esse bug para Microsoft.
Então vamos ao vídeo aonde será demonstrado todos os recursos desse novo aplicativo do Windows 10!


Vídeo: