Com a chegada do Windows Server 2016 com tantas novidades em segurança, armazenamento, virtualização, entre outros recursos, porque não atualizar o para esse novo sistema operacional de servidores,
já que as vantagens são muitas.

Empresas possui contratos de licenciamento Microsoft com atualização,podem migrar para Windows Server 2016, sem pagar nada a mais por isso, consulte o seu revendedor Microsoft, para saber maiores informações. Então é natural com que as empresas com o tempo, começa a migrar seus servidores para Windows Server 2016, mas sabemos que essa tarefa na maioria das vezes requer muito planejamento e trabalho pela equipe de TI, mas se sua empresa já possui os seguintes sistemas operacionais, instalados em seus servidores, como Windows Server 2012 e Windows Server 2012 R2, esse tarefa se torna um pouco mais fácil e rápida, basta fazer a famosa atualização (in-loco).

Vamos algumas considerações antes de sairmos atualizando os servidores da sua empresa. A tabela abaixo resume quais sistemas de operacionais do Windows já licenciado (isto é, não a avaliação) podem ser atualizados para quais edições do Windows Server 2016.

 

 

Atualizar significa mover-se da sua versão do sistema operacional existente para uma versão mais recente, permanecendo no mesmo hardware. (Isso é às vezes chamado “” in-loco). Por exemplo, se seu servidor estiver executando o Windows Server 2012, ou Windows Server 2012 R2, você pode atualizá-lo para Windows Server 2016. Você pode atualizar de uma versão de avaliação do sistema operacional para uma versão de varejo, de uma versão mais antiga do varejo para uma versão mais recente, ou, em alguns casos, de uma edição de licença de volume do sistema operacional para uma edição de varejo comum.

Vamos algumas considerações importantes, ao se fazer uma atualização (in-loco).

Atualização funciona melhor em máquinas virtuais, onde os drivers de hardware OEM específicos não são necessários para uma atualização bem-sucedida.

Você só pode executar a conversão de avaliação para o varejo com 2016 do servidor Windows que foi instalado usando a opção de experiência Desktop (não a opção Server Core).

Se seu servidor usa NIC Teaming, desabilite NIC Teaming antes da atualização e então re-habilitar ele depois que a atualização é concluída. Consulte Visão geral de NIC Teaming para obter detalhes.

Verifiquei os requisitos mínimos do sistema, antes de atualizar. Consulte Requisitos do sistema para obter detalhes.

Para saber quais as funções são permitidas atualização e migração de papel especificamente para mover para o Windows Server 2016. Consulte Papel upgrade e migração matriz de servidor para o Windows Server 2016 para obter detalhes.
Nesta demonstração, temos o servidor executando as seguintes funções, DHCP, DNS, AD-DS (Active Directory), nenhuma informação será perdida, já que se trata de uma atualização de sistema operacional. O sistema operacional Windows Server 2012 R2 está ativado, utilizamos uma mídia OEM do Windows Server 2016, não é possível fazer com a versão trial.

Então vamos ao vídeo aonde demostro, como fazer a atualização (in-loco) do Windows Server 2012 R2 para Windows Server 2016.

Vídeo: