Olá pessoal, tudo bem?

Continuando nossa série de artigos e vídeos sobre as novidades do Windows Server 2016 Essentials.
Uma das novidades que mais me agradou no Windows Server 2016 Essentials,foi possibilidade de cria uma rede virtual conectada ao Azure.
Vamos explicar o que é uma Rede Virtual no Azure.

O serviço de Rede Virtual do Azure permite que você conecte com segurança os recursos do Azure usando redes virtuais (VNets). Uma VNet é uma representação da sua própria rede na nuvem. Uma VNet é um isolamento lógico da nuvem do Azure dedicada à sua assinatura.Você também pode conectar VNets à sua rede local. A figura a seguir mostra algumas funcionalidades do serviço de Rede Virtual do Azure:

 

Você pode conectar sua rede local a uma VNet usando qualquer combinação das seguintes opções:
VPN (rede virtual privada) de ponto a site: estabelecida entre um único PC conectado à sua rede e a VNet. Esse tipo de conexão é ótimo se você estiver começando a usar o Azure, ou para os desenvolvedores, pois exige pouca ou nenhuma alteração em sua rede existente. A conexão usa o protocolo SSTP para fornecer comunicação criptografada pela Internet entre o PC e a VNet. A latência de uma VPN ponto a site é imprevisível e criptografada, pois o tráfego atravessa a Internet.
VPN site a site:
estabelecida entre o dispositivo VPN e um Gateway de VPN do Azure. Esse tipo de conexão permite que qualquer recurso local autorizado acesse uma VNet. A conexão é uma VPN IPSec/IKE que fornece comunicação criptografada pela Internet entre o dispositivo local e o Gateway de VPN do Azure. A latência de uma conexão site a site é imprevisível, pois o tráfego atravessa a Internet.
Azure ExpressRoute:
estabelecida entre sua rede e o Azure, por meio de um parceiro de ExpressRoute. Essa conexão é privada. O tráfego não atravessa a Internet. A latência de uma conexão de ExpressRoute é previsível, pois o tráfego não  travessa a Internet e não é criptografado.
Agora que você já sabe o que é um Rede Virtual do Azure, aí você pergunta.
Qual é a vantagem de conectar minha rede local ao Azure?
 Você pode conectar vários recursos do Azure a uma VNet, como VMs (máquinas virtuais), Serviços de Nuvem, Ambientes de Serviço de Aplicativo e Conjuntos de dimensionamento de máquinas virtuais. Você pode ter por exemplo, o sistema ERP sendo executado em uma máquina virtual do Azure, um outro bom exemplo é a possiblidade de utilizar o serviço de Banco de dados SQL no Azure.
Então vamos ao vídeo aonde será demostrado de forma fácil, como criar um VNet diretamente no Windows Server 2016 Essentials, utilizando o assistente de configuração.


Vídeo:

 

Maiores informações sobre Rede Virtual do Azure acessem: https://docs.microsoft.com/pt-br/azure/virtual-network/virtual-networks-overview