Olá, tudo bem pessoal?

Criar máquinas virtuais no Hyper-V é uma tarefa muito simples, bastando poucos cliques para sua conclusão. Podemos criar uma máquina virtual tanto pelo Console de gerenciamento Microsoft – Microsoft Management Console (MMC) como também pelo Windows Powershell. Mas agora surgiu uma nova maneira de criar uma máquina virtual, através do Windows Admin Center.

O profissional de TI que teve pouco contato com Windows Admin Center pode ficar meio perdido, aonde encontrar as opções, mas não se preocupe que vou demostrar para vocês, como é fácil criar uma máquina virtual no Windows Admin Center em poucos segundos.

 

Não vamos perder tempo, vamos ao passo a passo.

 

1. Primeiro instale o Windows Admin Center seguindo a documentação oficial: https://docs.microsoft.com/pt-br/windows-server/manage/windows-admin-center/deploy/install

Procedimento muito simples de instalação do Windows Admin Center, bastando poucos cliques para sua conclusão.

 

2. .Após a instalação adicione o servidor host de Hyper-V no Windows Admin Center.

Clique em Gerenciador do Servidor, depois clique em Adicionar, logo depois escreva o hostname do Servidor, exemplo: SR5 clique em Adicionar. Pronto, servidor adicionado ao Windows Admin Center.

 

 

 

 

3. Clique no servidor que acabou de adicionar. Aguarde o carregamento.

 

 

4.  Clique em Estoque.

 

 

5. Clique em Novo. Uma nova janela irá se abrir.

 

 

6. Na janela Nova máquina virtual

 

a. Em Nome, escreva o nome da máquina virtual. 

 

b. Em Geração escolher a geração da sua máquina virtual. Em nosso caso vamos escolher uma máquina virtual geração 2.

Para saber mais sobre gerações de máquinas virtuais, acesso o artigo do amigo Nathan Pinotti  http://www.nathanpinotti.com.br/vm-gerao-1-ou-gerao-2-eis-a-questo/

 

c. Em Processadores virtuais no campo Contagem coloque o número de processadores que você quer que sua máquina virtual tenha. Claro que depende da limitação do seu processador físico.

Selecione ou não se deseja utilizar a virtualização aninhada.

Para saber mais sobre virtualização aninhada acesse o meu artigo sobre virtualização aninhada no Windows Admin Center. https://gabrielluizbh.000webhostapp.com/2019/03/va-wac

 

 d. Em Memória coloque no campo Memória (GB) a quantidade de memória que você quer que sua máquina virtual tenha. Claro que depende da limitação da quantidade de memória que o seu computador tem disponível.

Selecione ou não o uso de memória dinâmica. Para saber mais sobre memória dinâmica acesse o artigo do Rafael Bernards no portal Cooperati. http://cooperati.com.br/2017/04/13/memoria-virtual-no-hyper-v/

 

e. Em Rede não selecione nenhum Adaptador de rede, vamos abordar em um próximo artigo está parte, de como criar um Adaptador de rede virtual.

 

f. Em Armazenamento clique em Adicionar disco, logo depois defina o tamanho do disco em gigas (GB), basta preencher o campo Tamanho (GB).

Se caso necessitar adicionar mais discos a sua máquina virtual, basta clicar em Adicionar disco e preencher novamente o campo Tamanho (GB).

 

g. Em Sistema Operacional selecionamos o campo Instalar um sistema operacional mais tarde. Vamos abordar em um próximo artigo está parte, de como instalar um sistema operacional em uma máquina virtual.

 

h. Com todos os campos preenchidos, basta clicar em Criar para a criação da máquina virtual.

 

Agora é só aguardar a conclusão da criação da máquina virtual pelo Windows Admin Center.

 

 

 

 

Nos próximos capítulos vamos aprofundar mais no gerenciamento de máquinas virtuais pelo Windows Admin Center.

Fique com Deus, até logo!

 

Inscreva-se no meu canal do Youtube também, já chegamos a marca de 669 inscritos!

Mais uma vez o meu muito obrigado!