O Windows Admin Center fez uma verdadeira revolução na forma de gerenciar estações de trabalho, servidores Windows, Cluster de Failover e Cluster Hiperconvergentes. A cada lançamento de versão temos várias novidades.

Um recurso bem bacana que tem no Windows Admin Center é o uso de TAGs (Marcas) para organização de Servidores, Estações de Trabalho Windows 10, Cluster de Failover e Cluster Hiperconvergente, como isso podemos filtrar o contéudo apresentando nas conexões do Windows Admin Center.

Este recurso se faz se necessário se sua organização possui muitas conexões adicionados ao Windows Admin Center.

Exemplo: Uma empresa com 300 estações de trabalho Windows 10 e 50 servidores, sendo os Servidores, Cluster de failover e Cluster Hiperconvergente, organizar tudo seria complicado. Com as TAGs (Marcas) fica mais fácil, podemos marcar cada servidor, Estações de Trabalho (Windows 10), Cluster de Failover e Cluster Hiperconvergentes com uma TAG (Marca).58

Outra novidade bacana que chegou na versão 1904 do Windows Admin Center, foi a possibilidade de PowerShell module for connections (Módulo do PowerShell para conexões). Usando Powershell será possível importar e exportar conexões com TAGs (Marcas).

O Windows Admin Center v1904 está disponível para download em https://aka.ms/WACDownload

 

Vamos ao passo a passo.

Faça o download o Windows Admin Center e instale em uma Estação de Trabalho Windows 10 ou seu Windows Server 2016 ou Windows Server 2019.

Maiores informações sobre instalação do Windows Admin Center: https://docs.microsoft.com/pt-br/windows-server/manage/windows-admin-center/deploy/install

Adicione os Servidores, Estações de Trabalho Windows 10, Cluster de Failover ou Cluster Hiperconvergente.

Se você não sabe como adicionar um Servidor no Windows Admin Center, acesse o aqui o link aonde demostro como adicionar um Servidor no Windows Admin Center.

Com Servidores Estações de Trabalho Windows 10, Cluster de Failover ou Cluster Hiperconvergente adicionados ao Windows Admin Center, vamos criar adicionar as TAGs (Marcas).

 

1.Selecione o(s) servidore(s) que deseja adicionar as TAGs (Marcas).

 


2. Depois clique em Editar marcas.

 


3. Insira o nome da TAG (Marca) que deseja colocar, neste exemplo coloquei o nome de Hyper-V Réplica. Logo em seguida clique em Salvar.

 

 

Pronto. Os seus servidores já estão como as Marcas inseridas.

 


4. Para remover uma Marca inseria, basta selecionar o(s) Servidor(es) que deseja altera a sua Marca, clicar novamente em Editar marcas. Desmarque a caixa de seleção com o nome da sua Marca. Logo em seguida clique em Salvar.

 

 

Pronto, sua Marca já foi alterada.


5. Também é possível adicionar mais Marcas a uma Marca, para fazer isso, selecione o(s) Servidor(es) que deseja adicionar mais Marcas, depois clique em Editar marcas. Clique em + Adicionar marcas. Insira o nome da nova Marca, em seguida clique em Salvar.

 

Pronto, agora o servidor selecionado possui duas Marcas.


Inscreva-se no meu canal do Youtube também, já chegamos a marca de 799 inscritos!

Mais uma vez o meu muito obrigado!